Páginas


domingo, 1 de agosto de 2010

Bem-vindos!!

Estou lançando este espaço para debater assuntos musicais, principalmente voltados à bateria. Toco esse instrumento maravilhoso desde 1992 e a cada dia me fascino com o quanto é possível aprender ao envolver-se e aprofundar-se na música.

Nesses anos de estrada, toquei com muitos músicos de extremo talento e ideias muito fortes, tendo a honra e o prazer de acompanhar artistas bastante experientes e com larga bagagem de estudo, o que me fez mudar a visão sobre música e bateria diversas vezes ao longo de todo o processo.

Quando comecei a tocar, me interessavam somente o Rock e o Metal. Me mantive tocando estes estilos por muitos anos e desenvolvi forte pegada. Os shows de Rock e Metal demandam bastante energia de todos e a função do baterista é de grande responsabilidade: nós somos a estrutura sonora da banda, a base de tudo, somos o termômetro da energia do show.

Torna-se necessário desenvolver boa precisão, quantização, bom senso rítmico e de dinâmica, assim como sensibilidade para o que está acontecendo no palco e no público. Existem inúmeros exercícios técnicos para desenvolver essas e outras habilidades no instrumento. É muito importante também conhecer vários estilos musicais, pois eles ampliam a visão artística e permitem que você se envolva em diversas situações enriquecedoras e divertidas!

Com o passar dos anos, passei a tocar diversos estilos e a me envolver em pesquisas musicais e grupos de estudo. Fiz aulas de dança, estudei Psicologia, Yôga, pratiquei esportes e artes marciais - sou praticante de Aikido há 7 anos.

Posso dizer que é incrível o quanto isso te faz tocar melhor! Todas essas práticas te ensinam valores e habilidades que cabem muito bem no palco. Bom posicionamento, centro, estado de alerta, boa respiração, percepção visual e auditiva, consciência corporal... A técnica de um bom baterista vai além de rudimentos e exercícios de independência. Sem falar dos bons pensamentos!

Estou ingressando no curso de Musicoterapia e muito animado para iniciar essa nova estrada dentro do universo do som. Sou professor particular de bateria há mais de 10 anos e monitor de percussão em cinco escolas municipais de Caxias do Sul, cidade onde vivo.

Toco no projeto Passagem, que nasceu de uma pesquisa em ritmos indígenas e afrodescendentes no estado do RS e gravou um DVD recentemente, baterista do projeto Sandina, banda de Rock envolvendo músicos do Canadá e Inglaterra e free-lancer para shows e gravações.

Estou muito feliz em começar o blog!! Espero que vocês gostem!!

Abraços a todos!

João Viegas

3 comentários:

  1. John!

    parabéns pelo blog! o texto e as fotos estão ótimos! estarei sempre acompanhando e torcendo pelo teu sucesso e tua realização!

    MERDA!!!

    muitos beijos, com Amor

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Me too! Parabéns e sucesso. Que este espaço te abra oportunidades que venham de encontro aquilo que você deseja e merece... sempre!

    ResponderExcluir