Páginas


terça-feira, 3 de agosto de 2010

Passagem

Olás! Nessa sexta-feira, dia 6, tem apresentação do Passagem na Casa da Cultura de Caxias do Sul. O show começa as 20h30. Convido todos a comparecer! Este post fala um pouco da história do projeto.

Passagem começou em janeiro de 2009, como um projeto de pesquisa em música ritualística no estado do RS, compreendendo as culturas indígena e afrodescendente. A pesquisa foi financiada pela Funarte com um prazo de 6 meses para ser entregue e teve a produção de Katherine Brusa . É claro que o material que encontramos foi vasto demais pra ser sintetizado em apenas 6 meses, então eu e meu irmão Gustavo Viegas resolvemos estreitar os assuntos. Fixamos atenção nas reservas de índios Kaingang e Guarani e na música religiosa do Batuque, de raízes africanas.

Começamos entrevistando o antropólogo Rodrigo Venzon, de Porto Alegre. Ele abriu as portas pras entrevistas que se seguiram, como o músico e artista plástico Jorge Hermann e o contato para entrar na reserva de Cacique Doble. Fizemos três visitas a essa reserva e duas visitas a uma reserva de índios Guaranis, em Mato Preto. Visitamos também um acampamento em Canela, onde conversamos com o Kuyã Zílio. Kuyã é o nome dado ao líder espiritual do grupo. O material coletado nas visitas foi muito rico em experiências e histórias. Conseguimos também material de áudio gravado por pesquisadores da cultura indígena.

Na outra parte do projeto, fizemos entrevistas com Tamboreiros e Babalorixás da religião afro-brasileira Batuque. Pudemos participar de dois rituais e registrar bastante material.

A fase seguinte foi musicar idéias e informações encontradas ao longo desse processo. O músico e compositor Gustavo Viegas foi o autor da maioria das músicas do espetáculo, que também tem uma música composta por André Viegas.

Todas as idéias desse show tem relação com a pesquisa, nas melodias, ritmos, tons, cores ou em alguma história que nos foi contada. O desenrolar do show conta a passagem de um ser humano pela Terra, com suas diferentes fases de desenvolvimento. Do conturbado Nascimento até a volta a um plano astral, agora mais evoluído pelas experiências que teve aqui.
                   

 














Curiosidade:

A última música do espetáculo chama-se Campo das Pimenteiras e foi inspirada em uma história que ouvimos numa das visitas a uma reserva indígena. Conhecemos uma senhora muito simpática e cheia de vida, a Dona Rosa. Ela é descendente de africanos e ja foi escrava. Seus parentes contam que ela tem 115 anos, só come comida natural, caminha todos os dias e viaja de uma cidade a outra a pé! Ela conta que morreu e retornou a vida, no próprio velório. Diz que viu o céu e que ele é um enorme campo de pimenteiras...

Essa música é tocada com copos de vidro, simbolizando uma grande transformação no decorrer do processo da vida (o vidro vem da areia, que é submetido a altas temperaturas até se tornar puro e cristalino).


Alguns dos instrumentos que usamos no Passagem foram idealizados por nós, o que vem se tornando marca registrada do grupo.

Em maio desse ano gravamos o DVD do Passagem, através do Financiarte.


O elenco do Passagem é:

Gustavo Viegas
João Viegas
André Viegas
Juliano Brito
Cássio Viana
Rodrigo Maciel
Lucas Cecconi


Espero vê-los no show!!


Abraços!!

João

Um comentário: